DF Manchetes — Notícias do Distrito Federal, política e comunidade
Atualização em tempo real
DF

DF Manchetes

Informação com credibilidade nas ruas do Distrito Federal

Últimas notícias Acompanhe os principais fatos do DF, política, cidades, governo e comunidade.

As principais manchetes do Distrito Federal em um só lugar

Portal de notícias com foco em política, serviços públicos, comunidade e assuntos que movimentam a cidade.

Editorias em destaque

Notícias

DF Manchetes

Gilvan Maximo alerta sobre fraudes e defende os direitos do consumidor

Publicado por em

Confira a matéria completa no DF Manchetes.

Saiba mais
Gilvan Maximo alerta sobre fraudes e defende os direitos do consumidor

Gilvan Maximo alerta sobre fraudes e defende os direitos do consumidor

Gilvan Maximo alerta sobre fraudes e defende os direitos do consumidor

Em um alerta importante para a população, Gilvan Maximo, apresentador do programa Patrulha do Consumidor, destaca que muitas pessoas estão sendo enganadas por práticas comerciais desleais. Com o compromisso de ouvir, investigar e lutar pelos direitos dos consumidores, Maximo se coloca à disposição para ajudar aqueles que se sentem prejudicados.

Todas as quintas-feiras, às 13h50, no Balanço Geral DF, Gilvan Maximo entra em ação para resolver problemas e esclarecer dúvidas dos cidadãos. O programa tem se tornado uma referência no combate à exploração do consumidor, oferecendo um espaço para que as denúncias sejam ouvidas e as soluções, apresentadas.

A atuação de Gilvan Maximo no Patrulha do Consumidor é um exemplo de como a mídia pode ser uma aliada na defesa dos direitos da população. Com uma abordagem direta e esclarecedora, ele busca trazer justiça e transparência nas relações de consumo, garantindo que os cidadãos estejam sempre bem informados e protegidos contra fraudes. Saiba mais aqui

DF Manchetes

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Publicado por em

Confira a matéria completa no DF Manchetes.

Saiba mais
Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Atividades são gratuitas. Também estão disponíveis exposições sobre a história da Capital Federal

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: José Renato Garcia

Exposições permanentes sobre a história da Capital Federal estão em cartaz no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. O espaço também oferece diversos cursos e oficinas gratuitas para todas as faixas etárias. E recebeu mais de 78 mil visitantes no ano passado.

“Todas as nossas atividades têm como finalidade principal desenvolver a cidadania na comunidade por meio de qualificação profissional, integração entre os moradores e lazer”, explica o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Felipe Ramon.

Museu Vivo da Memória Candanga celebra Dia do Patrimônio Histórico

Pioneiros da construção de Brasília se reencontram no Museu Vivo da Memória Candanga

Além disso, a programação também conta com encontros do Grupo de Escoteiros Hokma, aos sábados, das 9h às 12h, e do projeto Poéticas da Meia Noite – Fechaduras Abertas, promovido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Os momentos dedicados à poesia ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 13h. No próximo final de semana, dias 27 e 28 deste mês, a população também poderá participar do curso de Capacitação de Técnicas de Resgate Autoestima (TRA) – Cuidando do Cuidador, das 8h às 17h.

O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do primeiro hospital de Brasília. As lembranças da época da construção da capital federal estão reunidas em três mostras permanentes: Poeira, Lona e Concreto; A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital; e Candangos e Pioneiros — Ernesto Silva e Edson Porto. Também estão disponíveis as exposições A Construção de Brasília, com fotos de Jankiel Gonczarowska, de 1956 a 1970, e Cerrado de Pau de Pedro, com obras de Joaquim Paiva.

→ Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita

→ Endereço: Setor Juscelino Kubitschek, Lote D, Núcleo Bandeirante

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

DF Manchetes

GDF entrega 256 moradias no Itapoã Parque

Publicado por em

Confira a matéria completa no DF Manchetes.

Saiba mais
GDF entrega 256 moradias no Itapoã Parque

GDF entrega 256 moradias no Itapoã Parque

Com investimento de R$ 42,4 milhões, condomínios têm apartamentos de dois e três quartos, e reforçam a política habitacional do DF

A manhã deste sábado (27) marcou um novo capítulo na vida de 256 famílias do Distrito Federal, que receberam as tão sonhadas chaves de seus novos lares. O Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF), entregou oficialmente os condomínios 19 e 20, na quadra 401 do Itapoã Parque. As obras, conduzidas pela construtora JC Gontijo Engenharia, receberam investimento de R$ 42,4 milhões. O evento de inauguração contou com a participação da governadora Celina Leão.

“Quando a gente pensou nesse empreendimento, nós não pensamos só na moradia. Aqui tem escola, é uma cidade planejada. Hoje vocês estão tendo a oportunidade de ter um lar. E um lar é muito diferente de uma casa. Um lar é onde a gente sabe que a paz vai reinar. É isso que eu desejo para todos vocês, que esse lugar seja um lugar de alegria e de muita comunhão”, desejou a chefe do Executivo.

Os residenciais foram projetados para atender a diferentes perfis familiares. No Condomínio 19, que fica no lote 03 (conjunto 02), as 128 famílias beneficiadas receberam apartamentos de 59,85 m². Cada unidade tem três quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro social, com valor de venda estipulado em R$ 172,3 mil.

Já o Condomínio 20, erguido no lote 05, abriga mais 128 apartamentos, estes com 46,40 m². Avaliadas em R$ 168,2 mil, as unidades oferecem dois quartos, além da sala, cozinha, área de serviço e banheiro social. Juntos, os dois blocos somam mais de 14.700 m² de área construída.

A atendente Antônia Maria Pereira, 51 anos, se arrumou toda para participar da concretização de um sonho. Para ela, a entrega das chaves representa o fim de uma espera de duas décadas e o início de uma nova trajetória. A agora moradora do Itapoã expressou a emoção genuína de pisar no próprio apartamento pela primeira vez.

"É um sonho de uma vida inteira. Eu vim, fiz a vistoria, entrei, está tudo lindo, tudo maravilhoso, mas eu ainda não acredito", comemorou. Ela destacou que o apoio do GDF foi o que tornou essa conquista possível, após tantos anos de tentativas. "Se não fosse o governo, eu não tinha conseguido. Foi uma alavanca", agradeceu, já imaginando os móveis planejados e o quarto decorado que sempre sonhou.

O impacto da entrega vai além das histórias individuais e reflete a magnitude do projeto no Distrito Federal. O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, ressalta que o Itapoã Parque se consolidou como o maior empreendimento habitacional de interesse social do Brasil.

“Aqui, com essas 256 unidades, chegamos a mais de 8,3 mil unidades já entregues nesse empreendimento, que totaliza mais de 12,1 mil unidades. É uma grande vitória. Aqui são pessoas que realmente precisam, a grande maioria ganha até cinco salários mínimos. Estamos chegando a quase 4 mil cheques-moradia entregues para as famílias que compraram esse empreendimento. Então, é um case de sucesso, é um orgulho do nosso governo, porque aqui a gente muda a vida, a gente transforma a realidade de pessoas e esse é o objetivo da Codhab, dar moradia a quem precisa, levar a pessoa para um canto seguro e realizar o sonho da primeira moradia”, destacou.

Apesar da pouca idade, Mateus Godinho Torres, 21, já sente o gostinho de alcançar a meta de uma vida toda. O auxiliar administrativo, que dividiu cada etapa do processo lado a lado com a mãe, descreveu a conquista do lar próprio como um dos grandes objetivos da trajetória.

"Eu acho que dentre as muitas metas da vida, essa é a maior. Não só para mim, mas acho que para qualquer pessoa. Foi muita oração, muito choro, muita vontade e concretizar aqui hoje é muito especial", celebrou.

Maravilhado com a infraestrutura da região, especialmente com a excelência das escolas e do comércio local, o jovem faz planos para o espaço que agora é dele. "O apartamento é lindo. Nossa, estou extremamente feliz. Cada detalhe é um sonho”, completa Mateus.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

DF Manchetes

Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Publicado por em

Confira a matéria completa no DF Manchetes.

Saiba mais
Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Com infraestrutura moderna e acessibilidade, novo equipamento esportivo recebeu investimentos de mais de R$ 3,3 milhões

Esporte e lazer mais perto da população. A governadora Celina Leão inaugurou, na manhã deste sábado (27), o campo de grama sintética no Itapoã Parque. Agora, o espaço oferece mais segurança, modernidade e qualidade de vida para os moradores da região. Os investimentos ultrapassam R$ 3,3 milhões em um campo esportivo de alto desempenho, situado em frente ao Condomínio 63.

“O Itapoã Parque é uma área pensada e planejada, que já tem escola, mas faltava um espaço de lazer. E hoje nós estamos entregando este campo. Tem um PEC [Ponto de Encontro Comunitário] e eu hoje anunciei a construção de um parquinho aqui também e de uma praça, para que as pessoas tenham um lugar para confraternizar e estar em comunidade. Eu tenho certeza que, a cada dia, essa cidade está ficando melhor para se viver. Hoje anunciei também a duplicação da pista principal aqui do Itapoã, que vai custar R$ 18 milhões. Nós vamos continuar investindo. É presença, é cuidado e apoio”, destacou a chefe do Executivo, ao entregar kits esportivos a escolinhas da região.

A obra foi executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O local tem uma área de aproximadamente 4 mil m², medindo 80 por 50 metros, e foi equipado com grama sintética do tipo europeu bicolor, própria para a prática esportiva.

“A entrega desse campo é uma grande conquista da população. Desde o início, as crianças e os jovens solicitavam uma área para praticarem esporte. Então, em tempo recorde, menos de três meses, nós fizemos um belo campo de futebol, de grama sintética. Uma área urbanizada, com PEC já instalado. Hoje vai ter futebol o dia inteiro aqui. Os meninos que vão jogar a Copa de 2030 já estão aqui treinando”, brincou o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Entregue o campo, vamos agora construir em volta uma praça com campo de areia, um parquinho e banheiros públicos. Uma praça para a família vir passear”, completou.

A infraestrutura entregue vai além do gramado. O equipamento tem, ainda, um sistema de drenagem eficiente para evitar o acúmulo de águas pluviais, um alambrado metálico de 5,20 metros de altura para proteção dos usuários, além de dois bancos de reserva cobertos para os atletas e um banco coberto para a equipe de arbitragem.

Para garantir a acessibilidade e a segurança de todos os frequentadores, o projeto incluiu a construção de 620 m² de calçadas, além de portões com dimensões adequadas, inclusive para a entrada de ambulâncias.

O garoto Marcos Paulo Jesus Souza, de 9 anos, aprovou o novo campo. “Agora, vai ter muita habilidade e muito jogo de futebol. O campo ficou muito bom. Estou muito feliz”, contou o aluno do Itapoã Parque Futebol Clube.

Colega de Marcos na escolinha, Christopher Oliveira, 16, relembrou como eram as condições antes da inauguração do espaço. “Representa muita coisa, porque a gente jogava no meio da rua e era complicado, tinha muita movimentação de carros. A gente pegava uns gozinhos para botar no meio da rua ou até chinelo. Agora, não vai ficar aquele tumulto no meio da rua. Estou muito feliz. Vai ser bem interessante a gente treinar aqui, porque a gente treinava no campo do Paranoá e tinha outras escolinhas e atrasava o nosso treino”, afirmou o jovem.

A presidente da Associação Desportiva Itapoã Parque, Silvana Oliveira, destacou o impacto do equipamento público. "Representa tudo, porque as nossas crianças não tinham área de lazer até então, não tinham onde praticar um esporte. Vamos começar já a partir de segunda-feira a treinar os alunos aqui na nossa casa. Hoje atendemos 150 famílias e tenho certeza que, agora, a demanda vai crescer ainda mais, para tirar nossas crianças, nossos jovens do caminho errado e fazer o que eles gostam, que é jogar futebol", avaliou.

A governadora Celina Leão aproveitou a ida ao Itapoã Parque para inaugurar o laboratório de informática da Escola Classe 401. A estrutura completa é equipada com computadores e outros equipamentos de tecnologia. “São sete laboratórios como esse, que vão ser entregues entre o Itapoã e o Paranoá. E hoje viemos inaugurar o primeiro”, reforçou a chefe do Executivo.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

DF Manchetes

Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Publicado por em

Confira a matéria completa no DF Manchetes.

Saiba mais
Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Especialista alerta para riscos que aumentam nesta época do ano, como queimaduras, intoxicações alimentares e descompensação de doenças crônicas

O cheiro de milho cozido, a canjica fumegante, as fogueiras acesas e o som do forró fazem parte das lembranças mais afetivas das festas juninas. Mas, para algumas pessoas, a celebração termina de forma bem diferente: em uma sala de emergência.

Queimaduras provocadas por fogueiras e fogos de artifício, intoxicações alimentares, crises hipertensivas, aumento da glicemia e agravamento de doenças respiratórias estão entre os problemas de saúde que costumam se tornar mais frequentes durante o período junino. A combinação entre temperaturas mais baixas, consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio, além do uso inadequado de artefatos com fogo, exige atenção redobrada.

“Sou diabética e não me colocava limites. Comia canjica, pamonha, bolo, cachorro-quente, sem pensar nas consequências. Até que passei mal durante um arraial e precisei procurar atendimento de emergência”

Há dois anos, a aposentada Elenice Mendes, 71 anos, descobriu isso da pior maneira. Apaixonada pelas tradições juninas, ela aproveitava os arraiais sem se preocupar com os impactos da alimentação sobre a própria saúde.

“Sou diabética e, por muito tempo, não me colocava limites. Comia canjica, pamonha, bolo, cachorro-quente, sem pensar nas consequências. Até que passei mal durante um arraial. Fiquei enjoada, com a visão embaçada e muito tonta, e precisei procurar atendimento de emergência. Foi um susto que serviu de aprendizado. Hoje sei que preciso me controlar”, relata.

De acordo com o médico clínico e gastroenterologista, Álvaro Modesto, profissional que atua no Hospital Cidade do Sol (HSOL), unidade gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), pessoas com doenças crônicas não devem encarar as festas juninas como um período de exceção.

“Quem convive com diabetes, hipertensão ou outras doenças em que a alimentação faz parte do tratamento precisa manter os cuidados mesmo durante as comemorações. O diabético continua precisando controlar a ingestão de açúcares e carboidratos, enquanto o hipertenso deve evitar o excesso de alimentos ricos em sódio”, explica.

Outro risco associado aos festejos juninos está relacionado ao uso de fogueiras e fogos de artifício. As crianças merecem atenção especial, já que acidentes podem causar queimaduras profundas, lesões oculares e sequelas permanentes.

“Com alguns cuidados simples, é possível aproveitar as tradições, saborear as comidas típicas e celebrar com a família sem colocar a saúde em risco”

A orientação é manter distância segura das chamas, não permitir brincadeiras próximas às fogueiras e nunca utilizar álcool ou outros líquidos inflamáveis para acender o fogo. Caso ocorra uma queimadura, o primeiro socorro deve ser feito apenas com água corrente em temperatura ambiente.

“Não devem ser aplicados gelo, manteiga, pasta de dente, borra de café ou qualquer outro produto caseiro sobre a lesão. Essas práticas podem piorar a queimadura e dificultar o tratamento”, orienta Modesto.

Além das comidas típicas e das fogueiras, as baixas temperaturas características desta época do ano também merecem atenção. O frio favorece a circulação de vírus respiratórios e provoca alterações no funcionamento do organismo, aumentando os riscos para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e problemas cardiovasculares.

Pacientes da ortopedia do Hospital de Base participam de festa junina

DF Manchetes

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Publicado por em

Confira a matéria completa no DF Manchetes.

Saiba mais
Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Atividades são gratuitas. Também estão disponíveis exposições sobre a história da Capital Federal

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: José Renato Garcia

Exposições permanentes sobre a história da Capital Federal estão em cartaz no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. O espaço também oferece diversos cursos e oficinas gratuitas para todas as faixas etárias. E recebeu mais de 78 mil visitantes no ano passado.

“Todas as nossas atividades têm como finalidade principal desenvolver a cidadania na comunidade por meio de qualificação profissional, integração entre os moradores e lazer”, explica o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Felipe Ramon.

Museu Vivo da Memória Candanga celebra Dia do Patrimônio Histórico

Pioneiros da construção de Brasília se reencontram no Museu Vivo da Memória Candanga

Além disso, a programação também conta com encontros do Grupo de Escoteiros Hokma, aos sábados, das 9h às 12h, e do projeto Poéticas da Meia Noite – Fechaduras Abertas, promovido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Os momentos dedicados à poesia ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 13h. No próximo final de semana, dias 27 e 28 deste mês, a população também poderá participar do curso de Capacitação de Técnicas de Resgate Autoestima (TRA) – Cuidando do Cuidador, das 8h às 17h.

O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do primeiro hospital de Brasília. As lembranças da época da construção da capital federal estão reunidas em três mostras permanentes: Poeira, Lona e Concreto; A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital; e Candangos e Pioneiros — Ernesto Silva e Edson Porto. Também estão disponíveis as exposições A Construção de Brasília, com fotos de Jankiel Gonczarowska, de 1956 a 1970, e Cerrado de Pau de Pedro, com obras de Joaquim Paiva.

→ Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita

→ Endereço: Setor Juscelino Kubitschek, Lote D, Núcleo Bandeirante

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF